- Prosa & Verso
- Prosa
- What If 101
Eduardo Valente
“E se a velocidade da luz fosse a mesma, independente da velocidade que você está ?”
“E se o Beatles fossem esquecidos e apenas um jovem músico de uma cidade do interior da Inglaterra lembrasse das músicas ?”, “E se computadores e telefones fossem a mesma coisa e pudessem se comunicar com o mundo inteiro ?”.
Perguntas como essas foram feitas muitas e muitas vezes, e ainda o são. Toda a criatividade humana depende de alguém ter um pensamento sobre o que aconteceria se algo fosse diferente. Basicamente, tudo que você conhece, em algum momento, passou por alguém que fez a pergunta “E se ?”.
Mas, mesmo sendo isso tão importante para a evolução humana, não há um único curso em escola que ensine como fazer isso. Encaramos esses momentos como “inspirações divinas”, sem nunca tentarmos entender se há um processo e se esse processo pode ser repetido e, claro, ensinado.
Mas... E se as escolas começassem a fazer isto? E se as crianças, desde o primeiro ano do Fundamental, fossem preparadas para fazer a importante pergunta? E se, quando essas crianças se tornassem adultas, elas transformassem o mundo de uma maneira nunca antes vista?
O que nos diferencia dos outros animais é nossa extrema capacidade de acumular conhecimento como sociedade. O que nos diferencia das novas inteligências artificiais é exatamente a capacidade de fazer a pergunta “E Se?”.
Então, que tal alguma universidade ou escola, com coragem suficiente para isso, começar a colocar no currículo a disciplina E Se 101?
PS.: sim, acabei de criar um meme, nas condições escritas por Dawkins...