- Aventura
- Caturro Navegantes
- Caturro 2009 - 06 - Iperó/Boituva a Cerquilho - Do Condomínio Solaris até o Alambique do Cridão
24 e 25 de outubro de 2009

Vinte e dois caturros saíram de Sorocaba as 8 horas com destino a Iperó. Lá estavam à nossa espera, Selma, Paula (Santinha) e o Wendell na ponte que liga Iperó a Boituva.
Colocamos os barcos na água, ao lado de cima da ponte, guardamos os carros, motores de popa encaixados, os caiaqueiros fazendo aquecimento e o Cobra (Márcio) recebendo do pessoal a grana e as TRAs (Termo de Responsabilidade e Autorização).Tudo pronto, vamos em frente, tínhamos aproximadamente 54 km de rio para navegar, por sorte, o rio estava cheio e rápido, foi possível navegar à uma média de 7 km por hora e sem obstáculos. As pedras e as galhadas estavam submersas e nem os 30cm das rabadas dos motores as tocavam, aí ficou fácil e foi só alegria.
No primeiro trecho foram 20 km de puro prazer, navegação tranqüila, dia maravilhoso, o sol batia legal, mas todos com protetor solar então sem problema. De vez em quando o sol se escondia atrás das nuvens dando uma trégua para a rapaziada, eu particularmente prefiro o sol a pique, assim as cores da natureza ficam mais vivas, o cheiro e o verde das árvores, as cores das aves, é tudo impressionante, uma sensação de paz e liberdade invade o coração da gente, dá vontade de viver mais de 300 anos.
Chegamos no rancho do nosso amigo Neto, em Americana - Tatuí por volta das 15 horas, e o grande amigo Oscar já tinha providenciado tudo, fomos nos acomodando e a noite churrasco e cervejinha, que ninguém é de ferro... O Geraldo no violão fechou o cenário com chave de ouro, não tardou e o sono foi chegando de mansinho, uns em barracas, outros no rancho e na sede da associação de amigos do Bairro Americana, cedido gentilmente pela comunidade.
O domingo veio, café da manha tomado, vamos em frente para mais 34 km de navegação. Saímos 9:40 h com destino ao Sítio do Cridão em Cerquilho, a expectativa era uma corredeira próximo do costão de pedra quase no final do trajeto, como o rio estava cheio, quem foi pela primeira vez nem percebeu a inquietação das águas e passou batido, foi só uma emoção a menos, não tirou o brilho do dia que foi que nem o anterior, com sol maravilhoso.
Desta vez, o único que tombou e tomou um banho, foi o Marquinho, experiente com caiaque, porém novato como caturro e não podia passar em branco, tinha que ser batizado e o argentino Huayras não deixou barato: deu uma forcinha no tombo e todos vibraram com o batismo.
A quantidade de barcos chamava atenção dos ribeirinhas e pescadores, parecia procissão com o barco da frente carregando a “SANTINHA”, que na verdade é a Paula, sobrinha da Selma de Tatuí, que por sua beleza o grupo apelidou carinhosamente de santinha, tão gente fina como a tia Selma.
E assim terminamos nossa sexta etapa da terceira descida do rio Sorocaba ano 2009. Queremos agradecer nossos amigos e colaboradores Wendell da Icatu-Cerquilho, Oscar da Cooperativa de Reciclagem Renascer de Tatuí, José Emílio da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Turismo de Iperó, Guarda Municipal e Comunidade do Bairro Americana-Tatuí, o Neto dono do Rancho onde pousamos. O sucesso dessa aventura se deu graças a essas pessoas que sempre nos ajudam, que Deus abençoem a todos.
Lembramos que a sétima etapa está marcada para 28 e 29 de novembro próximo, com possibilidade de mudarmos para os dias 5 e 6 de dezembro, devido as dificuldades de alguns para o fim de novembro. Até o meio do mês teremos a confirmação, aguardem!
Zico