Caturro 2009 - 04 - Sorocaba - Da cachoeira dos Guimarães até o Parque São Bento

16 de maio de 2009

E a quarta etapa aconteceu e foi um tremendo sucesso, parabéns a todos, muita garra, união, aventura, respeito às regras do jogo, descontração e muita alegria : estes foram os recheios desses 37 km de navegação.

O rio, muito cheio e rápido, exigiu habilidade dos caiaqueiros, canoeiros, piloteiros e seus ponteiros. Não faltaram situações difíceis, muitas armadilhas pela frente, árvores caídas estrangulavam o leito do rio deixando canais estreitos e em forma de "S". Parecia que toda água do rio passava só por esse "S" e foi aí que vimos o amadurecimento do grupo, a habilidade dos caiqueiros em fazer a volta e subir o rio novamente para analisar a melhor forma de passar e orientar os barcos pesados de alumínio.

No barco SEMA de Votorantim estavam Elzo Savella, Luis cinegrafista e o piloto, diga-se de passagem muito habilidoso, filmando todos os detalhes de nossa aventura. Desceram com tranquilidade, parece que esses três tem intimidade com o rio e o grande barato é que eles não falam, paresse um barco fantasma! Na próxima vamos instalar uma "catraca" no barco deles, igual aquela do amolador de tesouras...

No Almirante estavam Barroso de piloto, Dimaroh e Gugo de ponteiro e ficaram com função de culatreiro, isto é, atrás deles ninguém fica e com rádio comunicador se posicionavam a todo momento com o barco da frente (coelho) e se foram bem não precisa nem falar, afinal, são três veteranos que conhecem as armadilhas do rio.

No barco da frente, o Latinha ou brevemente "Caturro 1" descia eu (Zico) de piloteiro, o nosso grande amigo e inseparável Wendell e a pirangue estrangeira (de Tatuí) Selma, menina de raça, agradável e amiga, essa é só uma parte da "Família Wendell",e o nosso ponteiro Pedrinho que de óculos escuro não via os troncos de árvores submersos, dava sinal para esquerda quando era para a direita e vice-versa... Brincadeira, o Pedrinho foi muito bem de ponteiro e ajudou bastante puxando o bico do barco com o remo nos momentos de aperto.

Na canoa canadense vinha o Juracy e o Adauberto, duas feras de muita habilidade que enfrentaram os obstáculos com propriedade e ainda funcionaram como resgates em algumas situações. Essa dupla vem participando constantemente de nossas aventuras e sempre serão bem vindos!.

De caiaque desceram o Edson Sabiá, Márcio Cobra, Douglas, Luis Fernando, Beto Caiuby e o Toni Coite, uma turma implacável e bem humorada, com esses caras não tem tempo ruim, tudo é festa! Deles, três tombaram, Douglas, Toni e no finalzinho o Luis Fernando. O grande campeão foi o Toni Coite, cunhado do Beto : empacotou três vezes, parecia um cágado, não saia da água, foi só risada.

No geral, foi uma das melhores descidas, tudo correu muito bem, antes da largada tivemos o prazer da presença do Prefeito Vitor Lippi na Cachoeira dos Guimarães, que se fez presente não como uma autoridade, mas sim como um amigo do grupo, ajudando carregar os barcos na água, participando coletivamente e enquanto os barcos não foram para a água ele não arredou o pé de lá. Esperamos, muito em breve, contar com sua participação em nossas aventuras, tempos passados ele era pescador de carás e tílápias e taí uma oportunidade de matar a saudade desse contato com rio... O Vitor já é caturro e não sabe....

Muito bem pessoal, vamos em frente que atrás vem água, dias 01 e 02 de Agôsto teremos nossa 5º Etapa, que vai do Parque São Bento até o Condomínio Solaris em Iperó, com pouso e churrasco no Bairro Corumbá. Como adiantamos os 12 km do Itavuvú até o Pq. S. Bento, foi cancelada a etapa do dia 20 de junho e, se não fizer muito frio, poderemos marcar um acampamento na represa entre junho e julho, quem sabe?

Parabéns à todos, um grande abraço e fiquem atentos aos e-mails!

Zico