- Aventura
- Caturro Navegantes
- Caturro 2009 - 02 - Represa de Itupararanga
07 e 08 de março de 2009

De acordo com nosso calendário esta travessia devia ser nos dias 21 e 22 de fevereiro mas, devido ao Carnaval, muitos caturros viajando, resolvemos mudar a data para 07 e 08 de março e acertamos, tinha 32 caturros fora a criançada do Geraldo e Pedrinho que foram com a equipe de apoio por terra.
Assim que nosso amigo Wendell chegou acompanhado pela Selma e Patrícia foi um alvoroço entre a rapaziada, os caras parecia um bando de suricatos, de olhos arregalados e com os ânimos acirrados, por volta das 8:30 da manhã de sábado, estávamos em frente ao cemitério de Votorantim, não era cortejo fúnebre, era para encontrar com o Elzo Savella e a equipe de filmagem de Tatuí e de lá direto para Ibiúna, na residência do nosso amigo Ângelo Tanaka.
A plataforma de embarque que o Ângelo fez é fora de série, deixou todo mundo louco para pôr os barcos na água, e o dia estava excelente! Nossos amigos da UFSCAR, André e Salatiel, ficavam babando em cima do barcão novo, um inflável zero Km e o motor 15 HP ainda estava com o plástico bolha... O Salatiel não queria tirar pra não molhar o motor, vê se pode isso.
Todos na água, caiaques, duck, o inflável amarelão da UFSCAR parecia um tubo de mostarda, os barcos de alumínio Almirante, Dona Onça e a nova aquisição “LATINHA”. A represa estava linda, a lâmina d'água parecia um espelho, lisa e sem marola, de vez em quando passávamos à toda com os barcos de alumínio para fazer ondas e dar emoção aos caiaqueiros, era só alegria!
Natureza exuberante, o cheiro da água e da mata era algo indescritível, de vez em quando uma paradinha para esticar o esqueleto e tomar água e tirar aquela que já estava no joelho e por volta das 15 horas chegamos no local de pouso, casa da Dona Auxiliadora e o Ceará, depois da recepção calorosa e simpática do casal começamos a armar as barracas e acreditem, o Wendel e a Selma estavam sem barracas, pra falar a verdade nem sei onde esses dois dormiram...
O Pedrinho e o Geraldo, com as respectivas família foram por terra. A barraca do Pedrinho tinha que pagar IPTU! Era maior que a residência principal e casa da Auxiliadora juntas... Depois de todos acomodados, refrigerantes, sucos e cervejinha a vontade, o homem de Perobal sacou seu inseparável violão e entre uma música e outra uma piadinha de Perobal, o Adauto e a Ana Marisa rachavam o bico e acompanhavam todas as músicas... Essa dupla não é fraca não, pareciam Jararaca e Ratinho.
Lamentavelmente o André e Salatiel não puderam ficar para o jantar e pouso, perderam o melhor da festa. O jantar da D. Auxiliadora estava divino, depois de algumas horas de navegação e armar barracas, todos estavam com fome. O Adauto parecia LIMA NOVA... Como come esse homem, deve dar um preju na casa! Coitada da Ana...
Domingo de manhã, e que manhã bonita!, café posto, todos correram na frente antes do Adauto levantar se não já viu né, fica só farelo; café reforçado, acampamento levantado, fomos para a segunda etapa da travessia, mais 13 km pela frente de pura emoção, quem estava de barco a motor tranqüilo, mas os caiaqueiros tinham que puxar cada km no braço, mas a alegria deles era contagiante, é muito bom navegar naquela imensidão de água.
Depois de muitas fotos e filmagem, chegamos na Náutica Belas Artes pôr volta das 13:30 horas, missão cumprida e, depois da batida de remo, fomos para a cantina do Benjamim tomar umas cervejinhas que ninguém é de ferro.
Durante os 21,5km da travessia, fizemos três coletas de água para análise e pontuamos os locais com GPS, além das medições de profundidade e assim que o Relatório Técnico ficar pronto colocaremos no Site.
Parabéns Caturros pela segunda etapa da terceira descida do Rio Sorocaba, Calendário 2009, sem perder o foco, navegamos divulgando a importância do nosso rio e assim seguiremos até a sua foz.
E que venha a terceira etapa em abril, fiquem de olho nos e-mails!
Abraços,
Zico