- Aventura
- Caturro Navegantes
- Caturro 2009 - 01 - Confluência, Marco Zero do Sorocaba
24 de janeiro de 2009

Senhores caturros, nosso trabalho em Ibiúna foi um sucesso, tivemos o privilégio de conhecer a formação do Rio Sorocaba e ainda adentrar o Sorocabuçu e o Sorocamirim, o Alcir e o Beto não contentes foram até o Una. O Caturros é um dos poucos grupos que tiveram esse prazer, de ver a junção dos dois rios e o marco zero do Sorocaba.
Fantástico, 1.000 metros de rio, largura variada entre 1 a 4 metros no máximo, com profundidade entre 1,5 a 2 metros, trecho que vai da Ponte Ibiúna/Mairinque até a junção, fizemos tudo, medição linear com GPS, profundidade com corda e peso na ponta, coleta e análise das três águas, fotos, filmagens e um passêio de dar água na boca dos amantes da navegação.
O Elzo Savella, Secretário do Mêio Ambiente de Votorantim e Caturro assumido, levou uma equipe de filmagem de Tatuí, com o nosso já conhecido José Maria na Produção e também nosso amigo Luis cinegrafista, todos muito empolgados em nos acompanhar nos trabalhos de 2009. O Elzo passa a ser Caturro Contribuinte a partir de janeiro de 2009.
Depois dos trabalhos feitos foi só alegria, descemos todos para a lagoa, outro lado da ponte, com dois barcos, o Almirante e o Cebion pilotados por Barroso e Alcir, onde vários caturros tiveram um treinamento de pilotagem, o Beto Caiuby deu até cavalo de pau no Cebion, duro foi tirá-lo dos aguapés depois, o barco cheio de plantas e o bicho de barba branca parecia o Noé ou um rabino, sei lá heheheh.
O Pedrinho e o Pablo também deitaram e rolaram na pilotagem, estamos ficando bem de pilotos, e o Eduardo fotografando tudo que via era flash pra todo lado, não esperava nem a gente arrumar os cabelos, já o Wendell como sempre, companheiraço, participa de tudo e não tem tempo ruim, topa qualquer parada mas não quis pilotar não e nem tomar cerveja alegando que estava tomando Viagra e tinha medo de cortar o efeito hehehehehe, grande Wendell...
Depois da festa toda, paramos almoçar na estrada, uma comida caseira fora de série, bebidas e sonho de valsa na sobremesa, fora a descontração, piadas e sarro, minha mochila com filmadora e carteira sumia toda hora, tinha que ficar esperto com o Hamas(Beto), pena que o Geraldo de Perobal teve que vir mais cedo, já viu né, casa que mulher manda é barra.
Parabéns pra todos nós, eu particularmente, estou orgulhoso de ter participado dessa, hoje posso dizer que conheço o Rio Sorocaba de cabo a rabo.
Já estamos fazendo os preparativos para dia 21 de fevereiro onde estaremos fazendo a segunda travessia da represa, nossa equipe de logística, Pedrinho, Pablo e Geraldo já estão mexendo os pauzinhos, fiquem espertos nos e-mails.
Um grande abraço a todos.
Zico
Nota do Eduardo: Neste ano de 2009, estaremos realizando medidas de qualidade de água, distâncias e coordenadas de todo o percurso do rio Sorocaba. Toda esta informação estará disponível aqui neste site.