Caturro 2008 - 05 - Represa de Itupararanga

23 e 24 de agosto de 2008

Senhores caturros, lamentamos profundamente por aqueles que não puderam ir na represa no fim de semana que passou, foi simplesmente FANTÁSTICO, o sábado nublado e com ventos fortes despertou em todos um espírito de aventura e medo, tínhamos caiaques e dois barcos lotado até a boca e as marolas estavam altas. Uma vez na água, fomos em frente.

No Almirante, eu, Gugo, Pita e um mundo de tráia, o barco pulava que nem cabrito jogando uma neblina de água para cima, nos primeiros cinco minutos já estavamos molhados, sorte que o tempo estava quente, procuramos navegar perto das margens mas as marolas não davam trégua.

O Barroso seguiu com o Cebion, também lotado de traia, o barquinho pulava tanto que dava a impressão que saia fora da água e logo atrás os caiaques, cada marola jogava pelo menos cinco litros de agua dentro e a cada três minutos tinham que para na margem pra esvaziar o caiaque.

Os dois barcos de alumínio seguiram em frente o mais rápido possível, descarregaram todas traias e voltaram socorrer os caiaques, e não é que os caras estavam vindo fortes e derrotando as marolas? Como não estava frio, aproveitaram para treinar em águas bravias, próximos das margens e sem receio de tombar, meteram as caras de frente para as marolas e foram vencendo uma a uma, foi muito da hora, foi uma experiência muito boa e divertida para os caiaqueiros! O problema é que não rendia, então, todos pra dentro dos barcos e vamos nessa que tem muito chão, quero dizer, água.

   

Chegamos no local do acampamento, ainda tinha as marcas de nossas barracas da última vez. Cozinha armada, barracas armadas, muitas piadas, corneteamos todo mundo, com humor é claro, depois só alegria, muita carne, lanches, água, refri, cerveja e até um litão de whisky rolou na parada! Protegemos a cozinha com os barcos, churrasqueira acesa, cantoria improvisando panelas como instrumento e rolou até o Hino Nacional... Haja piadas, foi muito bom!

Estavam nessa festa Zico, Barroso, Edson Sabiá, Gugo, Luis Fernando, Pedrinho (Pita), Pablo e Douglas, essas duas últimas figuras são os mais novos integrantes dos Caturros e diga-se de passagem, são dois caras nota "DEZ"! Ótimas aquisições, reforçou bem o grupo.

Nos momentos descontraídos mas com seriedade, definimos nosso calendário de eventos, com previsão inicial para a primeira quinzena de outubro. Definimos também o que vamos fazer, nada que todos não saibam, mas determinamos as aventuras, tarefas e objetivos.

Serão incorporadas em nossas navegações, além do prazer de navegar, missões vizando o meio ambiente. Vamos medir o rio linearmente de forma mais precisa, mapear identificando principalmente locais carente de matas ciliares e árvores frutíferas, fontes poluidoras, pontos não navegáveis (corredeiras), boca de esgôto, identificar o que for possível de fauna e flora.

Depois desse mapeamento, apelaremos para entidades como Fundação Ubaldino de Amaral, Uniso, celeiro de mudas da Votoran, Icatú, CBHSMT, enfins, todos que puderem fornecer mudas e alevinos, e em interlúdios, vamos plantar e povoar o rio de peixes.

   

Estarei fazendo o calendário, dando um espaço de dois ou três meses entre uma missão e outra e definindo quais são essas missões, a priori serão as seguintes:

01 - Subir de barco da lagoa até encontro do Sorocamirim com Sorocabuçu, pequeno grupo com dois barcos de alumínio, só com a função de medir esse trecho em Ibiúna e em data fora do calendário oficial.

02 - Travessia da Represa, além da farra, um barco terá a missão de medir corretamente da lagoa até o paredão da represa.

03 - Rappell : vamos escalar o paredão com cordas e medí-los corretamente, agora temos profissionais com equipamento para essa prática.

04 - Caminhada com a presença do Elzo Savella, Secretário do Mêio Ambiente de Votorantim, que nos guiará de forma mais precisa pelo leito do rio nas terras da Votoran. Ele se encarregará das devidas autorizações e nos acompanhará em todas as etapas,da Represa até Laranjal. OBS: Já conversamos com ele que estará a espera de nosso contato.

05 - As demais etapas todos conhecem, porém acrescidas das missões.

Assim que definir essas datas, marcaremos reuniões para detalhar a primeira missão e destribuir funções e técnicas de medições linear com GPS, fiquem atentos que os CATURROS vão decolar, digo navegar.