- Aventura
- A Mochila Maluca
- O Grande Jogo
Eduardo Valente
"Este mundo em que vivemos, superar não há quem possa. Claro, na rosa há espinhos, mas que doçura na rosa!" Frank L. Stanton
O fundador do escotismo, Baden-Powell, costumava citar muito o livro de Rudyard Kipling, "Kim", que encarava a vida como um Grande Jogo.
É sempre agradável vencermos desafios e, se estes revestem-se com o título de jogos, torna-se ainda mais recompensador.
BP (como chamamos Baden-Powell) fornecia duas chaves para o sucesso:
1. "Não encarar os fatos com demasiada seriedade, mas tirar o melhor proveito possível do que tiver conseguido; e olhar a vida como um jogo e o mundo como um campo de recreação."
2. "Deixar que os seus pensamentos e ações sejam dirigidos pelo amor: por amor com A maiúsculo, não quero dizer apaixonar-se, etc. Significa o uso do generoso espírito que você mostra quando faz boas ações para os outros, quando você é bom e compreensivo, e quando mostra gratidão aos que foram bons para com você. Isto é Boa Vontade. E a Boa Vontade é a vontade de Deus."
O Reverendo Cônego Mitchell escreveu: "Não peça a Deus que o faça feliz; peça-lhe que o faça razoavelmente útil, e creio - realmente creio - que a felicidade virá então por sua própria vontade."
"A felicidade", continua BP, "parece-me parcialmente passiva, mas largamente ativa.
Passiva, porque a apreciação das belezas da natureza, da glória do sol poente, da majestade das montanhas, das maravilhas da vida animal, do aroma de um fogo de acampamento, associada e completada com a alegria de um lar feliz, produz uma sensação de gratidão ao Criador, uma dívida que só se pode saldar com alguma forma de expressão ativa; e o esforço para ajudar aos outros satisfaz largamente esta necessidade de retribuição ou agradecimento. O que conta, o que satisfaz, é a ação de fazer o bem."
BP termina este capítulo de seu livro citando um sonho acordado que ele tivera:
Nele, BP chegava-se à porta do céu, depois de morrer e São Pedro o interrogava:
"Gostou do Japão?"
"Japão? Eu vivi na Inglaterra!"
"Então que foi que você esteve fazendo com todo o seu tempo, nesse mundo maravilhoso, cheio de lugares lindos e sítio interessantes, colocados lá para lhe inspirar sentimentos elevados?"
Atualmente, alguns escritores insistem em utilizar uma corrente chamada Pensamento Positivo, considerada revolucionária. Escritores com Lair Ribeiro nos incutem a pensar de maneira positiva. Infelizmente, trata-se de um sentimento egoísta, de modo a burlar as regras do Grande Jogo.
Você quer ser feliz? Ame a Deus e transpareça isto no serviço ao próximo. Você quer vencer o Grande jogo? "Somos mais que vencedores n'Aquele que nos amou."
Ao trabalho!