Arrumar a Mochila

 Eduardo Valente

Toda vez que vou sair para acampar, a mesma dúvida cruel me assola: o que colocar na mochila?

Lógico que isto depende do tipo de viagem, do local, da duração, do clima na época, do que se pretende fazer lá, enfim, de tantos fatores que tornam o arrumar a mochila uma arte.

Para cada pessoa que você perguntar, terá uma resposta diferente. Para cada destino, um milhão de respostas diferentes. E daí? O que fazer? Sucumbir à sindrome da mochila arrumada? Não é bem assim...

O mais importante é não levar coisas por levar ( eu raramente consigo... ), mas colocar na mochila somente as coisas úteis. Proteger as mais frágeis, seja da água ou dos choques, é uma atitude sábia. Deixar os itens mais utilizados em um local mais acessível também.

Poderia falar sobre arrumação de mochila durante um bom tempo e tenho certeza de que encontraria ouvintes ( leitores ?) atentos, mas vou falar sobre minha próxima viagem que, acho eu, a maioria de vocês estão prestes a realizar: o próximo ano!

Que tal encarar 2009 como uma grande viagem que dure um ano inteiro? Pode ser uma maneira bem mais divertida...

Então, lá vai minha lista de coisas para colocar na minha mochila ( espero que caiba... ). Sinta-se à vontade para usar alguns itens como dicas para a sua arrumação:

- Deus, porque sem este Item, de que me servirá o resto?

- Família, já que tem hora que a gente sozinho não dá conta do recado. Certifique-se de que haja espaço para toda família ou compre uma mochila maior.

- Amigos, claro! Os de sempre, os de vez em quando e os que surgirem (deixar um espaço na mochila prá eles!). Cuidado com os amigos espaçosos que ocupam todo o espaço da tua mochila...

- Amor, por mim, pelos outros, pelas pessoas que cruzarem meu caminho e... enfim, amor é coisa que ocupa tão pouco espaço e é de tamanha utilidade que vou levar um montão disto!

- Bom humor, principalmente nas tempestades. Leve a gosto.

- Perseverança, quando perceber que ainda falta muito para o porto seguro.

- Curiosidade, pois se contentar com o que já se conhece estraga qualquer viagem...

- Disposição, para as partes monótonas que toda viagem tem

Acho que é só por enquanto. Tem quase um mês pela frente para refinar esta lista... Não pus a parte de comida e dormida, mas é tão pessoal que deixo para cada um fazer a sua.

 

Depois de toda viagem, nada melhor do que voltar e contar suas novas experiências. Assim, para todos, uma ótima viagem e, se a gente se cruzar no meio de tantas andanças, celebraremos o momento tão maravilhoso com um grande sorriso e algumas trocas de figurinhas.

 

Boa viagem e que Deus os acompanhe!